Atleta de Sorriso-MT é prata em Mundial Sub-20

Mirieli Estaili Santos conquistou domingo (15) a medalha de prata do salto triplo do Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, no Ratina Stadium, em Tampere, Finlândia. Foi a segunda medalha brasileira na competição, encerrada no fim de semana e 14ª de toda a história.

A brasileira nascida em Conceição do Araguaia-PA e criada em Sorriso, 398 km ao norte de Cuiabá-MT, garantiu a prata em sua quinta tentativa, quando saltou 13,81 m (1.5), e quebrou o seu recorde, que era de 13,60 m (0.6), obtido na qualificação de sábado (14).
Mirieli não participou do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20, em Bragança Paulista (SP), no fim de junho por causa de lesão na coxa esquerda. Agora, comemora a recuperação e a medalha, abraçada ao treinador Marcos Vieira, do ASA Sorriso.

"Não sei nem dizer o que estou sentindo. Não dá para explicar. Estou muito feliz, quando dei o quinto salto tinha certeza da medalha. Nossa. Só diz que estou muito feliz", disse por telefone, ao site da Confederação Brasileira de Atletismo. "Acho que a ficha vai cair mais tarde", completou.
Para o técnico, "isso é fruto de muito trabalho, de muita dedicação. A gente mora no interior do interior. Temos o apoio da Prefeitura de Sorriso, mas enfrentamos dificuldades", comentou Vieira.

Mirieli, que assumiu o quarto lugar no Ranking Mundial da categoria da IAAF, só foi superada pela búlgara Aleksandra Nacheva, que marcou 14,18 m (1.6), o melhor resultado da temporada 2018. A cubana Davisleydi Velazco ficou com a medalha de bronze, com 13,78 m (1.4).
A outra medalha brasileira foi conquistada sábado por Alison dos Santos nos 400 m com barreiras. Ele ficou em terceiro lugar, com 49.78, sua melhor marca já feita nesta prova.
No revezamento 4×400 m feminino, a equipe brasileira, formada por Marlene Santos, Tiffani Marinho, Chayanne da Silva e Letícia Lima, terminou na oitava colocação, com 3:34.55, novo recorde sul-americano. O anterior era da Colômbia, com 3:36.74, desde 2011. O pódio foi formado pelos Estados Unidos (3:28.74), Austrália (3:31.36) e Jamaica (3:31.90).
O Brasil teve 20 atletas em Tampere – sete homens e 13 mulheres. Os brasileiros participaram de oito finais na Finlândia.
Outros resultados de destaque:
5º – Pedro Henrique Rodrigues – lançamento do dardo
6º – Lorraine Martins – 100 m
7º – Lorraine Martins – 200 m
8º – Revezamento 4×400 (Marlene Santos, Tiffani Marinho, Chayanne da Silva e Letícia Lima)
9º – Valquiria Meurer – lançamento do disco
10º – Fabielle Samira Ferreira – lançamento do dardo
O Brasil passa a ter agora 14 medalhas na história do Mundial Sub-20, sendo três de ouro, duas de prata e nove de bronze. (Da CBAt, com LKS)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*