COI se rende à pandemia e adia Tóquio 2020 para ano que vem

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Não foi preciso esperar o prazo de quatro semanas dado domingo (22) pelos organizadores. Dois dias depois, o Comitê Olímpico Internacional (COI), anunciou o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. A decisão foi tomada depois de reunião por teleconferência com o Comitê Organizador Local, do Japão, e o primeiro-ministro Shinzo Abe.

A Olimpíada começaria daqui a quatro meses, em 24 de julho, e a Paralimpíada, em 26 de agosto. Porém, a pressão pela suspensão devido a pandemia do novo coronavírus imposta pelos principais comitẽs olímpicos, como o da Espanha, Austrália, Canadá, entre outros, e dos atletas, fez os organizadores recuarem e tomarem a inédita decisão.

Os Jogos da era moderna só deixaram de acontecer em tempos de guerra. As novas datas exatas ainda serão discutidas.

A decisão desta terça-feira também agradou os comitês brasileiros. Primeiro, o CPB, depois, o COB, engrossaram o grupo dos que defenderam o adiamento do megaevento.

Confira parte do comunicado divulgado pelo COI nesta terça

“Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro Ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional.

Os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos de Tóquio poderiam ser um farol de esperança para o mundo durante esses tempos conturbados e que a chama olímpica poderia se tornar a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra atualmente. Portanto, foi acordado que a chama olímpica permanecerá no Japão. Também foi acordado que os Jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020.”

*Gostou?! Contate a gente pelo fone/whats (67) 99983-9782 ou e-mail e lucianokisho@soporesportes.com.br . Ou se só quiser trocar ideia, sugerir pauta, também vale, ok?!

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*