Pedro Piquet consegue vitória inédita ao país na GP3

Pedro Piquet alcançou sua primeira vitória na Série GP3 em Silverstone, Grã-Bretanha, neste domingo (8). O brasileiro, que completou 20 anos na terça (3), assumiu a liderança na curva 1 e fez boa performance na Corrida 2 para ficar no topo do pódio. O polonês Giuliano Alesi ficou em segundo lugar, 1,4 segundos atrás do brasiliense, quando Ryan Tveter cruzou a linha de meta para completar o pódio para a equipe Trident. O pódio é inédito para o país na categoria.
Ao largar em segundo, Piquet assou rapidamente por Alesi, que estava sob pressão desde cedo de Leonardo Pulcini. O filho do tricampeão de Fórmula 1 estabeleceu uma volta mais rápida momentos antes da asa móvel (DRS) ser ativada para tentar criar uma lacuna sobre Alesi.
Alesi duelou com Piquet dentro do alcance do DRS, mas uma jogada astuta do brasileiro foi suficiente para manter o companheiro de equipe em atrás dele. A cinco voltas do fim da corrida, conseguiu abrir brecha suficiente para anular qualquer ameaça de DRS de Alesi.
Como o Virtual Safety Car (VSC) chegou ao fim antes da volta final, Piquet continuou a resistir a qualquer ameaça de Alesi e abriu a liderança para 1,4s, dando-lhe espaço suficiente para conquistar sua primeira vitória no GP3. Alesi e Tveter completaram o pódio.

 

“Chegamos a esta corrida com uma boa chance de vencer: estávamos começando na primeira fila. Eu me concentrei muito no aquecimento e no começo. Foi muito próximo no início com Giuliano, mas um pouco mais rápido. Quando você está na fila da frente, você pode frear tarde … Depois disso, foi sobre como entender a pista e como os pneus estavam lidando. No começo foi um pouco difícil, mas no final o ritmo ficou melhor. O período do VSC no final não foi útil porque perdi um pouco de tempo. Mas depois disso, uma volta para a frente, acabamos de trazer para casa”, disse Piquet.
Na classificação geral, o piloto está na quinta colocação, com 67 pontos. O líder é o italiano Anthoine Hubert, com 100 pontos. A próxima rodada acontece em Hungaroring, Budapeste, entre os dias 27 a 29 deste mês, e sua natureza técnica faz dela uma das favoritas entre os pilotos. (LKS, com assessoria)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*